sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Concluídas as colagens das Escoas e Trincanizes...

Andei meu afastado das postagens, mas trabalhando em parar... esse trabalho que parecia ser o mais simples, no decorrer da colagem, se mostrou o mais chato e lento. Veja porque.

Lento..

Não pode ser feito todo de uma única vez, a colagem do ponto seguinte depende sempre de que o ponto anterior esteja colado e seco (o que dura um mínimo de 24 horas)... isso porque o ponto seguinte sempre sofrerá um torção em relação ao ponto anterior e as peças (de cedro 20 X 20) são muito frágeis, qualquer esforço maior quebra-se.

Para efetuar esta colagem é sempre necessária a utilização de uma cunha, um ou dois grampos e um pedaço de madeira que sirva de isolante da cola e guia, veja a foto.


Emenda na escoa...

Utilizei emendas do tipo "junta chanfrada"





Chato...

É uma lambança danada, você tem que fazer malabarismos pra colocar a cola, que pinga em você.

Nessa etapa machuquei a minha hérnia de disco e passei quase uma semana de cama sem conseguir me mover, além de algumas internações e um monte de exames - coisas de velho.

Mas, enfim, ficou pronto e os resultados que obtive foram o das fotos abaixo.






Iniciarei a seguir um pré acabamento dessas escoas e trincanizes e o chanfro nos vaus para iniciar a colagem das chapas do costado e casco.







Na próxima segunda (09/02/2015) começo o trabalho de chanfro dos vaus e pré acabamento pra iniciar a colagem do costado... vou contratar o meu amigo marceneiro pra fazer esse trampo, é muito pó e pouco pulmão... coisa de velho..






3 comentários:

  1. Jovito, no tiki faziamos as ripas com 9m de comprimento e depois colavamos ao barco. As emedas de 12:1 na ripa de 2cm tem que ter 24cm de chanfro e não 7cm. Cabinho recomenda 12:1, mas Wharram recomenda 10:1 ou seja nas minhas ripas de 2cm o chanfro tem 20cm. Veja http://tikirio.blogspot.com.br/2011/05/empregnando-1-demao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, tentei fazer com 10:1 e não consegui... fiz com 7:1 e fiz alguns testes de resistência mecânica e funfou legal... O problema maior é conseguir uma torção grande, como é o caso da meia nau pra proa... fazer esse tipo de emenda com pouca torção dá certo, mas grandes ficou complicado...

      Parabéns pela construção e valeu a dica... vou tentar algo um pouco maior da próxima vez.

      Fraterno abraço.

      Excluir
    2. Qual madeira você está utilizando? Estou usando cedro.

      Excluir