Consultei o Luis Gouveia, não houve empecilhos, então resolvi iniciar a colagem pelo casco...
Porque pelo casco?
a) Porque o casco é quase reto, não havendo necessidade de grandes torções nas chapas;
b) Fica na posição horizontal e o desperdício de cola é menor, ainda assim é uma lambança danada;
c) Fica mais fácil colocar pesos para melhor fixação da cola.
Só por isso...
Porque pelo casco?
a) Porque o casco é quase reto, não havendo necessidade de grandes torções nas chapas;
b) Fica na posição horizontal e o desperdício de cola é menor, ainda assim é uma lambança danada;
c) Fica mais fácil colocar pesos para melhor fixação da cola.
Só por isso...
Pra ficar bem fixado utilizei todo tipo de peso que encontrei: caqueira, entulho de construção e a caixa de grampos...
Por recomendação do meu amigo Fernando Correia, um dos colaboradores (dicas espetaculares), estou utilizando parafusos de aço inox para melhor aderência nas anteparas...
Nesse ritmo até o carnaval eu concluo a primeira lâmina do casco.
Sempre no improviso...
Tem que se valer com o que se acha pela frente, aqui foram os macacos dos carros, fazendo pressão para fixar melhor.
Colada a primeira camada de chapas (10 mm) no casco, agora é recortar os excessos laterais.
As colagens eu faço todas com parafusos provisórios, são colocados com arruelas e depois retirados. Uso parafusos bicromatizados e não tive problemas na retirada deles.Para fazer desta forma é necessário uma parafusadeira, pois é impensável parafusar 300, 500 ou mais parafusos a mão.
ResponderExcluirhttp://catamaram-mas.blogspot.com.br/2010/03/esta-tomando-forma.html
Emilio, consegui comprar esses parafusos da foto por um preço bem legal. R$18,00 por 100 unidades. Comprei em uma loja que vende esquadrias de alumínio.
ExcluirEstou utilizando parafusadeira.
Fiz experiência com parafusos que foram fixados sem arruelas e não consegui retirados, quebrou a cabeça, mas não saiu.
Fiz o gabarito da sua emenda rabo de castor e ficou legal, na próxima postagem publicarei o resultado.