sábado, 21 de fevereiro de 2015

Trincanizes e Escoas intermediárias

Meu estoque de cedro (maciço) acabou, nem tanto porque tenha planejado a menos mas porque refuguei muita coisa. Houve algum tipo de sinal de que a madeira teve bicho e eu refuguei... infelizmente só fui percebendo isso nos momentos das montagens e quando me dei conta a perda foi grande e faltou.


Se puder ser observado na foto, pode-se ver que o bicho que ali esteve em um determinado momento e não existe mais porque não há vestígios de farelos de madeira - mesmo assim refuguei tudo. Sei perfeitamente o estrago que bichos podem causar em madeiras.

Enfim, os sarrafos de cedro acabaram e eu mantive contato com Luis Gouveia pra saber se poderia utilizar pinus pra fazer os trincanizes e escoas intermediários dos costados. Ele me respondeu que poderia desde que não houvessem bichos e que a impregnação fosse bem feita - coisas que eu tenho tido muita preocupação.

Comprei tábuas de pinus secadas em estufa a R$ 20,00 a peça com 300 X 30 X 20

A função deste "costado intermediário" pouco tem de estrutural, obviamente que qualquer peça colocada aí reforçará a estrutura mas basicamente ele fará:

a) Após receber uma camada de folhas de isopor de 20mm de espessura, criará isolamento termo-acústico;

b) Evitará que por algum pequeno acidente o barco encha de água;

c) Servirá também para melhorar a forma arredondada do costado, evitando os cantos nas emendas das chapas.  

Iniciei a colagem das trincanizes e, já me precavendo do afagamento (chanfro) no momento da colocação do casco intermediário, coloquei-as com 50mm de largura ao invés dos 40mm recomendados pelo projeto - que ao final deverá ficar com os 40mm.



E haja grampo...


Trincanizes de BB prontos...




Chove um pouco e resolvi colocar uma cortina lateral que já foi comprada junto com as tendas...


Agora é esperar dois dias pra secagem ficar perfeita e poder reutilizar os grampos...






Nenhum comentário:

Postar um comentário