sábado, 17 de janeiro de 2015

Montando o Picadeiro...

O picadeiro é um quadro retangular, de preferência fabricado com madeira, medindo 7,40m de comprimento por 1.20m de largura. A parte de cima das vigas desse retângulo, denominada cutelo, deve ser plana e bem nivelada. É o local onde serão montadas as seções transversais - anteparas.





Enquanto concluo o pré-acabamento das seções vou dando início a montagem do picadeiro.

Desmontei e lavei as tendas porque estavam sujas. Depois que o picadeiro estiver pronto essa limpeza só será possível no momento em que o barco for desemborcado - a montagem das seções é feita com as anteparas emborcadas.

Comprei quatro tendas, montei a terceira. Cada uma possui 4m X 4m X 3m e como o POP25 tem um comprimento de quase 8m, houve a necessidade de montar a terceira.




Agora eu tenho uma pista de 12 metros para trabalhar.

Coloquei as laterais e fiz uma calha no final...




A quarta será montada para abrigar a mesa de trabalho...

Chumbei os cantos do picadeiro nas dimensões indicadas no projeto (1,20m X 7,40m).


Confeccionei mais 20 chumbadores, 10 para cada lado do picadeiro. Para fazer esses chumbadores utilizei restos de caibros de massaranduba que tirei da reforma do telhado da minha casa...

Quero fazer o picadeiro o mais baixo possível, desta forma os chumbadores possuem as seguintes medidas: 30 X 45 X 500, sendo que 250mm serão fixados no concreto e o restante exposto. Em uma das extremidades fixei uns pregos pra melhor aderência ao concreto.




Furando...


Nivelando, essa foi moleza porque eu tenho um nível a laser.


Fixando...


Pronto...


Agora só falta cortar os excessos... ufa!













10 comentários:

  1. Parabéns pela evolução dos trabalhos Jovito. O que vimos até agora esta 100%. Abraços, b oa sorte nas novas etapas. Continuaremos apoiando de longe.

    ResponderExcluir
  2. Pode montar um Porta Aviões nesse picadeiro.
    Abraço.
    Joaquim

    ResponderExcluir
  3. Olá Jovito, parabéns... seu estaleiro vai de vento em popa, heim?
    Ah! Poderia enviar-me a marca/fornecedor das suas tendas?... gostei da ideia e talvez siga nesse mesmo caminho. Abraço, Arnoldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnoldo, boa noite.
      O fabricante é um vizinho aqui na cidade de Arapiraca - AL - o produto é muito bem feito, o material é importado e vulcanizado - não é costurado. Todo mundo que vê gosta, o problema maior é que ele não dá conta da produção. Essas tendas eu as encomendei em julho e fui recebendo em doses homeopáticas... também fui pagando em doses homeopáticas e não tinha pressa para recebê-las.
      Você mora aonde?

      Excluir
    2. A fábrica é a Tenda Mágica - (82) 3521-1075

      Excluir
    3. Arnoldo, em tempo, parabéns pelo Gabi... tá ficando primoroso.

      Excluir
  4. Quando fiz a montagem do picadeiro do meu eu também utilizei o nível a laser, é muito bom. Facilita enormemente o trabalho.

    ResponderExcluir