segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Complicou um pouco. Chanfro...

Após a montagem do picadeiro me deparei com um problema cuja solução carece de alguns cuidados especiais: Afagamento das laterais das anteparas para receber o costado, que em linhas gerais se resume em chanfrar as vaus e os encaixes das ripas de 2X2 nestas vaus.

Não que eu não soubesse que o problema não existia, quem conhece alguma coisa de estrutura de barcos sabe que esse problema existe, mas não dá pra se ter a dimensão exata até que as peças estejam montadas, vejam.

Uma coisa é fazer um chanfro numa peça com um desvio pequeno...






Outra coisa é numa peça com um desvio grande...






No dia em que montei as seções no picadeiro vi o problema e as pessoas que viram in-loco ou viram as fotos que postei também identificaram o perrengue.

Reginaldo Maurício, que também adquiriu o projeto do POP25, me alertou e informou que recebeu o Roteiro de Construção em inglês e que nele continha a solução desde a montagem da seção - na bancada.

Regi me enviou uma cópia do Roteiro e, de cara, vê-se que o material (inglês) é bem mais completo (portugûes) e isso me deixou um pouco decepcionado.

Vejam os detalhes:


Além das imagens acima - que tem no manual em português, também contém um descritivo de como resolver o problema do chanfro.


Agora, com as peças no local, sem possibilidade de fazer grandes esforços, vai ser osso...

Estou buscando uma solução. Qual(ais) a ferramenta(s)?

Esse trabalho, conforme as palavras do meu ajudante, é cabuloso, mas tá andando... utilizo todo tipo de ferramenta disponível pra fazer o chanfro, sem que desorganize a estrutura já montada.



O espelho da plataforma de popa já está pronto...


Até a meia nau está quase pronto...










Um comentário:

  1. Ô Jovito, afagar é o mesmo que acariciar.
    É só acariciar um pouco que tudo se acerta.
    KKKKK
    Joaquim

    ResponderExcluir