quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Detalhamento da Montagem...

Desde o início venho dizendo e é sempre bom frisar: 

a) Tudo que tenho postado aqui são experiências adquiridas desde o início da construção. Só não sou mais despreparado nesse assunto porque sou engenheiro e dizem as más línguas que todo engenheiro "vai pro céu", sabe de tudo, entende de tudo, é um bom filho, um ótimo esposo, bom pai etc etc etc... eu, com certeza, não vou pro céu, talvez algum lugar entre lá em cima e lá embaixo.

b) Não tinha qualquer tipo de habilidade com madeiras, embora seja bastante curioso e goste deste tipo de hobby;

c) Não pretendo ensinar nada a ninguém porque não sou especialista, apenas acho que devo contribuir para a comunidade, colocando meus acertos e derrotas;

d) Todo e qualquer pitaco, crítica, palpite etc será sempre bem vindo, só não vale xingar minha mãe;


Precisão...

Em engenharia, quando se menciona a palavra precisão, normalmente deseja-se entender qual a margem de erro máximo satisfatório.

Pois bem, se eu errar o eixo deste braco em 2 cm pra BB ou pra BE, certamente que o barco não perderá estabilidade e eu possivelmente não perderei nenhuma regata de final de semana... mas se eu começar a aceitar erros (diminuir a precisão) certamente a coisa pode descambar - senão para um desastre - mas pelo menos para uma insatisfação.

Também não tenho qualquer pretensão em estabelecer uma precisão 0 (zero) - exatamente igual ao projetado. Até porque para que isso fosse possível, até o corte das chapas teria que ser feito automatizado - foi feito manualmente.

Minha dica:

Se tivermos bastante paciência, analisarmos todas as opções disponíveis e criarmos ajustes para todas as direções (largura, altura e profundidade) o resultado será bastante preciso. Exemplo.

Antes da montagem saio marcando no picadeiro qual a posição ideal da seção.


Se eu sei que a distância entre seções é de 70 cm e a anterior já está correta, então fixo um gabarito pra ajuste.



Tomadas essas precauções, que eu chamo de "alinhavar", quando se começar a checar a posição exata, se estiver fora do projeto é coisa de micro ajustes, que podem ser feitos por uma única pessoa, dispensando o ajudante.

Cheque todas as medidas pelo menos duas vezes, nota-se que frequentemente erramos.

Com base nisso, minha precisão está sempre na cada dos 2 (dois) milímetros... para mais ou para menos e não adianta tentar melhorar porque não conseguirei. É muito legal concluir um ajuste e ver que tudo se encaixou perfeito.

Ferramentas e Acessórios...


Comprei tábuas de liptus - meu vizinho vende - e sarrafiei na medida de 30 X 30 mm. É preciso que estas peças estejam bem desempenadas e possuam sempre medidas iguais para facilitar os ajustes finos. Tentei fazer esse trabalho com peças velhas, restos de material e ficou uma merda - quando dava prumo, não dava nível e vice versa.

Tenho também um nível à laser, mas se não tivesse um pêndulo de nylon com um bom peso na extremidade substituiria o prumo de centro - que deve ser coisa ultrapassada por não achei pra comprar em canto nenhum (aqui utilizei um martelo quebrado amarrado a um cabinho de nylon).


Parafusos ao invés de pregos... são essenciais.

Já tenho 3 seções pré-montadas - ainda falta bastante para que elas estejam prontas.


Em tempo...

Preciso registrar o apoio dado pelo companheiro Emilio Konrath, que também está construindo o seu barco - o Projeto P168 (Polinésio)








13 comentários:

  1. Olá Jovito, vejo que esta bem adiantado. queria te perguntar sobre o afagamento das laterais das anteparas para receber o costado. Vc fez antes de levar ao picadeiro ou vai fazer depois.
    É que eu recebi um novo manual em inglês e lá na descrição da construção das anteparas tem as medidas do afagamento. Me diz algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reginaldo, se o que você chama de afagamento das anteparas for o alinhamento das vaus das anteparas, para que elas coincidam com a curvatura do casco, se for isso... posso lhe dizer que não fiz nada ainda, isso também está me preocupando, é gritante a diferença, ainda não vi nada no projeto ou no roteiro que mencione sobre isso e, finalmente, ia pedir auxílio aos universitários (Cabinho e Luiz Gouveia), tão logo termine a montagem.

      Pra você ter uma ideia, a coisa é tão gritante, que os leigos que olharam me perguntaram com eu iria resolver esse problema..

      Agora, se afagamento for outra coisa, me diga aí o que é pra ver se eu sei responder.

      Dá pra você me mandar uma cópia desse Manual em inglês?

      Forte abraço.

      Excluir
  2. Sim. esse projeto e bem mais detalhado. aqui no blog eu não consigo te mandar(ainda sou um pouco bronco), não achei seu e-mail. me diz que te mando.
    ( o afagamento é isso mesmo, é passar a plaina nas (beradas) das anteparas para que o costado se encaixe sem deixar brechas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É parceiro, a coisa aqui tá feia nesse aspecto... mas não costumo morrer de véspera como um peru, vou terminar e ver qual ferramenta posso utilizar pra fazer esse afagamento.

      Meu email é jovitomelo@gmail.com.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  3. Respostas
    1. jovitomelo@gmail.com.

      Vc tá construindo qual projeto?

      Excluir
    2. O mesmo POP 25 que Vc.Só que estou muito lento, comecei em setembro de 2014 e ainda estou na antepara 6. Mas vamo que vamo.
      Quanto ao famoso afagamento não deve ser bicho de 7 cab. não. com paciência e perseverança chegaremos lá.
      Também não tenho experiência com madeira, mas tive pensando que inicialmente poderemos utilizar uma plaina elétrica e o acabamento final com uma manual, que que vc acha?
      A versão do manual em inglês é bem mais detalhada, e com novas imagens, vais gostar .
      Já te mando no seu e-mail.
      (Fiquei com duvidas quanto as medidas a serem afagadas, esta em graus e milimentos, me enrrolei todo, quem sabe vc me esclarece melhor, já que é um eng renomado) brincadeira.
      abraço fraternal e que O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO NOS ILUMINE.

      Excluir
    3. Vc ficou de aparecer por aqui.... cadê, não vem não?

      Fraternal abraço.:

      Excluir
    4. Vou sim. Nesse momento estou em João Pessoa-PB, minha filha estuda aqui, e fez uma pequena cirurgia e estou com a mãe dona Eliane segurando a barra. Ta tudo bem, já está em casa se recuperando. Te ligo antes de aparecer, estou ansioso em ver uma montagem do POP25 ao vivo, so vejo em fotos.
      Ah!, já te mandei o roteiro que prometi.
      Fraternal abraço.:
      (sois)

      Excluir
  4. ôpa, fico feliz que deu certo com o Emilio. Ele é o bixo em resinas, colas, madeira, etc.
    Isso aqui tá parecendo um redil.
    Cheio de Bode.
    Joaquim

    ResponderExcluir
  5. Quando alinhei as anteparas do meu projeto eu coloquei quatro guias nos cantos do picadeiro marquei a linha d´água nelas, coloquei uma linha de nylon nelas e em cada antepara eu colocava uma linha entre as duas. Ficou muito fácil de alinhar na horizontal. Para o alinhamento vertical foi colocada uma linha no centro do picadeiro, no piso e acima da última antepara e por ai eu fiz o alinhamento vertical, mas agora não vc já fez tudo mesmo. rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Nesta foto dá para ver as guias.

    http://3.bp.blogspot.com/_1OzV_4Nt-a4/S5LazUhVjLI/AAAAAAAAAQY/K3YUDFBI37g/s320/P168+289+-+1024.jpg

    ResponderExcluir
  7. A foto não apareceu, dê uma olhada na postagem.

    http://catamaram-mas.blogspot.com.br/2010/03/o-verdadeiro-inicio.html

    ResponderExcluir