segunda-feira, 23 de março de 2015

Cuidando dos mancais dos lemes...

O roteiro e as pranchas do projeto apresentam vários nomes para este acessório: poste do eixo do leme, mancal, caixa do eixo, etc. Acho que mancal é o que mais identifica todo o conjunto.


Nesta fase da construção estou tratando dos acessórios que compõem o casco e costado que precisam ser confeccionados antes da laminação com o tecido de fibra de vidro. Foi assim com a caixa do flange das quilhas, o fuzil da genoa, a capa da roda de proa.

Estes mancais ainda não foram tratados pelo roteiro de construção, mas sempre que olho pra eles sinto que devo fazê-lo neste momento, depois poderá ser problemático, vejamos.

A popa está assim...



Como se pode ver, os mancais estão abertos, esta decisão foi minha - não sei se estou pecando ou não - mas como já tive problemas com mancais de lemes em outras embarcações, resolvi deixá-los assim até entender que seria o momento de fechá-los (puro feeling).

Vamos lá, no momento em que toda essa estrutura estiver pronta, fechada e fibrada, minha visão será totalmente diferente da que eu tenho agora. Neste momento está sendo "fácil" locar o furo que traspassará o casco, depois não.

Por tentativa e erro loquei da melhor forma possível o centro deste mancal, projetando-o para o fundo do casco e fiz um pequeno furo pra verificar se estava correto. Apesar de todos os cuidados, fugiu um pouco, mas uma nova locação deixou mais ou menos certinho.

A seguir com uma serra copo de 46 mm de diâmetro (menor que o furo total = 60 mm) furei o casco.




É fácil perceber que o furo não está perfeitamente centralizado, nem seria possível apenas pelo método de tentativa erro e tem mais um detalhe: esse mancal tem uma inclinação de aproximadamente 12 graus. Por isto fiz o furo menor. Agora, utilizando um jogo de lixas circulares de diversos tamanhos, farei o acabamento necessário para que tudo fique correto.


É um trabalho artesanal e de muita paciência...e assim será.

Ficou assim...



Revesti o tubos de PVC (50 mm), conforme solicitado pelo projeto, com um tecido um pouco diferente, parece manta, mas é tecido... segundo o Anderson da Guanabara Epóxi é uma novidade que ele me forneceu para testar e resolvi testá-lo nos mancais.


Levando-se em conta que o um tubo de 50 mm tem um comprimento de circunferência de aproximadamente 16 cm, então 1,00 m é suficiente para as 6 camadas solicitadas...

O trabalho é melado... tive que passar uma pequena demão pra fixar a primeira volta e depois de seca fazer o envelopamento das outras 5 voltas...


Agora é cortar e ajustar no local...





Mancais prontos... agora é só fechá-los.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário