sábado, 7 de março de 2015

Concluindo a colagem das chapas do casco.

O material começa a acabar, o peso e robustez começam a ficar bem aparentes e a forma já não deixa qualquer dúvida de que é uma embarcação, mesmo ao mais leigo dos mortais.

Iniciei a colagem da segunda camada de chapas do casco.

Fazer sozinho é muito complicado, ainda mais pra quem está com uma hérnia de disco e constantemente vai parar no hospital com fortes dores.

A área da chapa (2,20 X 1,60) requer que seja feita muita cola de uma só vez, aproximadamente 1,2kg por chapa - estou passando cola nas duas superfícies a serem coladas, o que me garantirá uma boa impregnação de ambas. Fazer essa quantidade de cola cansa, é pesado.

Pra espalhar a cola nas superfícies é interessante que uma pessoa passe em uma chapa e outra passe na outra chapa, concomitantemente.

Além disso faz-se necessário que uma pessoa caminhe por cima do costado durante a fixação dos grampos e a colocação dos parafusos com arruela de ferro, que serão retirados após a cura.

Por tudo isso acho que fazer sozinho não dará certo. 



Os cortes das chapas da segunda camada foram totalmente diferentes dos da primeira, evitando-se que as juntas ficassem coincidentes - esse detalhe é muito importante.

Chove muito e os trabalhos têm andando a passo de tartaruga, mas a segunda camada já foi colada.

Estou utilizando os parafusos com arruela de ferro pra fixação.




São Pedro deu trégua, o sol voltou e conclui a colagem das chapas do casco...




Pra concluir o casco faltam apenas os cascos intermediários - essa brecha lateral.








Nenhum comentário:

Postar um comentário