quinta-feira, 19 de março de 2015

Cuidando da Popa

Acho muito bonito barcos cuja proa e popa coincidem com as perpendiculares. Proa lançada e popa inclinada nunca apreciei muito. Não discuto tecnicamente uma coisa ou outra, não tenho argumentos técnicos para tal - é apenas uma questão de gosto.

Desta forma, não sei como farei o costado na plataforma de popa. O projeto original é inclinado, mas não estou ciente de que é isso mesmo que eu quero.


Outro ponto importante é que ao longo do tempo, aqui e ali, houveram algumas situações em que prestei assistência a outros barcos que foram rebocados por cunhos fixados na popa, o que requer uma região reforçada e estou sentido que o projeto não dimensionou esta região para tal situação.

Por tudo isso, resolvi:
  1. Deixar a popa reta até mais adiante;
  2. Reforçar um pouco mais esta região.

Ao invés de levar as escoas até o final do barco, coloquei uma placa de chapa com 75 cm de comprimento, a partir da popa. Esta placa é resultante de 3 pedaços de chapas de 6 mm, coladas umas nas outras. O peso desta chapa ficou por volta de 4 kg (cada, BB e BE).



Posteriormente verei o que faço: se deixo reto ou inclino.



4 comentários:

  1. Oi Jovito, to seguindo o blog... esta alteração realmente acaba sendo questão de gosto. Talvez fazer mais arredondado e não reto como no projeto original.
    E quanto ao "piso" desta plataforma de popa? Já pensou em reforçar? Esta parte sofre bastante´.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, bom dia, esse é outro ponto que vou analisar com muita paciência... minha intenção é reforçar. Quero fazer colocar uma ducha em uma das laterais do costado. Bem, a princípio vou deixar reto, fibrar o casto e costados e desvirar o barco, e a seguir ver o que vou fazer.

      Obrigado pela sugestão, achei que estava solitário nestes pensamentos.

      Fraterno abraço.

      Excluir
  2. Olá Jovito... nem sempre comentamos, mas você não está solitário.Obrigado por compartilhar. Abraço e bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Arnoldo,

      O Gabi tá ficando uma joia, tenho acompanhado com frequência o seu esmero na condução da sua construção.

      Excluir