O processo está em andamento... pra colocar as escoas horizontais vou ter que utilizar parafusos convencionais e retirá-los após a cura da resina. Poderia colocar de aço inox e deixá-los definitivamente, mas internamente ficaria ruim porque eles vazariam internamente o costado estragando o acabamento.
Este primeiro trecho é pra testar, verificar a retirada dos parafusos etc... se ficar legar continuo assim, se não funfar vou tentar um novo método.
Não funfou legal não...
Apesar de utilizar a furadeira, o parafuso lascava as escoas de pinus no momento do aperto.
Isso não compromete o trabalho porque foram apenas alguns e não todos... mas o trabalho não ficou bom, não me satisfiz...
Se você sabe fazer, ótimo... se não sabe ou se quer saber fazer melhor então converse com quem sabe.
Emílio Konrath, em viagem de férias com a esposa ao Rio Grande do Sul, passando por Arapiraca (AL), me deu o prazer da sua visita e tomamos muitas cervejas juntos. Entre umas e outras ele me ensinou uma técnica muito interessante. O gaúcho sabe das coisas...
Vejam.
a) Fiz uns furos nas escoas, mais largos que a bitola do parafuso;
b) Comprei umas arruelas de ferro bem largas;
c) Fixei os parafusos com as arruelas.
A intenção do furo largo é fazer com que o parafuso não exerça pressão alguma na escoa durante o aperto... a arruela fará com que o parafuso puxe a escoa até o costado e o abrace.
O trabalho ficou rápido, limpo e muito eficiente.
Vou aguardar a cura da resina (48 horas) pra retirar os parafusos com as arruelas e ver o resultado final - pra fixação ficou perfeito.
A fila tá andando no costado de BB...