terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Limpando, lixando e marcando...

Mais do que lixar o que o barco está precisando é de uma boa limpeza, afinal foram 7 meses sem fazer nada, embora sempre estivesse bem protegido do sol e das intempéries.

O fato é que cria-se muita poeira, misturada com fuligens - minha casa fica bem próxima a uma rua bastante movimentada, entrada da cidade, ao lado da rodoviária - e alguns bolores, embora nunca tenha sido exposto à chuva e o clima daqui seja relativamente seco.

Enfim, o importante é trabalhar para concluir, com fé em Deus.



Estou utilizando lixas 80, lixadeira orbital elétrica...




... e a orbital pneumática ...




Marcações...

Barco limpo e lixado resolvi fazer umas marcações sobre o casco que me indicassem onde seriam colocados os tecidos (FB), durante a laminação. Faço isso por dois motivos:

a) O tempo de manuseio da resina é de 24 horas (máximo), se sair por aí impregnando tudo de uma só vez pode não dar tempo de laminar;

b) Feitas as marcações o ajudante - que não tem experiência alguma com esse trabalho - terá uma boa orientação para fazer o espalhamento do tecido.

Para fazer as marcações utilizei duas canetas do tipo pincel atômico (verde e preto), um pêndulo e uma régua (servirão de gabarito).

O tecido possui largura de 1,30m, com um cordão de nylon (1,30m) improvisei uma espécie de pêndulo e fiz as marcações dos tecidos que ficarão na primeira camada dos costados.



A seguir fiz uma régua de madeira para as marcações no casco, nesta régua marquei a parte de sobreposição das camadas - 30 cm para a primeira sobreposição - e fixei (com fita durex grossa) uma caneta em cada lado da régua





A seguir sai marcando...





Essas marcações servem para me orientar, não precisa ser bem desenhadinha ou milimetricamente exata, o importante é que eu tenha ideia de onde vou colocar o tecido e onde serão as zonas de sobreposição dos tecidos (30 cm).


É muito bom botar a mão na massa novamente. Agora vai...





2 comentários:

  1. Jovito,
    Passei boa parte da tarde de hoje lendo "todos" os seus posts.
    Fiquei emocionado em alguns momentos, feliz em outros e claro triste também.
    Gostaria de te parabenizar pela sua historia e também do Mig25. Inspiradora.
    Estamos, eu e minha esposa também construindo um veleiro a 3 anos e quando chove fico em casa e curto o que os outros sonhadores estão fazendo...
    Continue a fazer o barco e não pare de postar.
    Estou tomando a liberdade de adiciona-lo ao nosso blog.
    Um abraço
    Junior
    Veleiro Belo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, obrigado pela força...
      Acabei de colocar o seu blog na minha página...
      Cara, não sei nem o que dizer quando vi sua construção, hj a noite vou dar uma fuçada...

      Vocês estão de parabéns.

      Um fraterno abraço.

      Excluir