sábado, 20 de fevereiro de 2016

Laminação, considerações finais...

Esse meu blog está mais pra um reality show do que pra uma aula - como expliquei diversas vezes, nunca fiz isso, estou aprendendo fazendo - então, espero que os que me acompanham possam aprender com meus meus acertos e erros ou seja, posso estar mostrando como não fazer.

Ainda não conclui a laminação, neste exato momento 80% do casco e costados estão pronto mas sinto necessidade de comentar o que se passou.

O tempo estava perfeito, sol a pino, mas deu merda geral... nem tanto pelo resultado final, mas pelo desenrolar, vejamos:

1. O rolo terminou...

Comprei material imaginando que haveria uma equipe grande, que o trabalho seria desenvolvido com rapidez e o material acessório para laminação poderia ser reaproveitado, limpando-o com tinner. Qual nada, a equipe foi pequena mas mesmo que fosse grande o reaproveitamento atrapalhou mais do que ajudou, consequentemente faltou material. Bem, limpar os rolos foi um fracasso total, utilizamos, limpamos com tinner enquanto outro estava sendo usado, quando íamos reutilizar o que tinha sido limpo este já não servia mais, estava duro e não prestava, sem falar na perda de tinner e mão de obra, portanto abandonamos a limpeza... utilizamos o máximo possível e descartamos - o serviço andou legal...

Mas o roto acabou, liguei pro meu fornecedor no intuito dele me indicar algum que pudesse substituí-lo e ele indicou os de pele de carneiro... uma bosta. Não espalhou legal, perdi muito material e ele, por ficar muito encharcado, aquecia muito rapidamente, enfim, perda total...

Esses não valem o que um gato enterra...




Esses são os indicados...





Lição: Utilizar o material correto, compre com sobra, você não se arrependerá se gastar R$ 100,00 a mais.

2. O tecido...

O comprimento total do barco é de 25 pés, aproximadamente 7,50 m, na primeira camada de tecido, logo após a impregnação, pode-se utilizar o tecido inteiro, sem cortes, mas na segunda camada não fica legal, pelo menos pra mim que não tenho prática... as vezes que utilizei ele inteiro tive problemas... geram-se bolhas e enrugamento e perde-se muito tempo tentando ajustar. O ideal é fazer em duas etapas, metade e depois a outra metade.


3. Roupas...

A laminação mela muito. Todas as roupas que utilizei foram descartadas - já eram roupas velhas, mas se fossem novas teria que descartá-las do mesmo jeito.

O ideal é utilizar camisas de mangas compridas, botas, toucas e luvas... só utilizei as luvas, shortes e camisetas, resultado: me dei mal, perdi até as sandálias...

4. Lixar...

Lixar produz uma coceira quase insuportável, por isso cubra o corpo o máximo possível, preferencialmente com calças de tecido grosso e duas camisas de manga comprida. 

Utilize óculos e máscaras, sempre.

Para suavizar o efeito, evite coçar, enxague abundantemente com água e a seguir passe hidratante nas partes afetadas. Durante dois dias a coceira persistirá, evite utilizar muitas roupas após a limpeza e hidratação. Muitos banhos ajudam.


Em caso de irritação procure um médico.

5. Material de segurança...

Utilizamos óculos, máscaras e luvas. Numa das laminadas esquecemos de colocar as luvas - desastre total.

Limpe as mãos com bastante água, sabão e esponjas - detergentes líquidos não resolvem, tem que ser sabão em barra - nunca utilize tinner pra limpeza de pele, queima.

6. Grau de dificuldade...

Cansa bastante.

Laminar na vertical foi mais fácil que na horizontal.

Não é coisa do outro mundo, muito pelo contrário porém, sempre tem um porém, planeje bastante. Já no final, depois de alguma experiência, relaxei e me dei mal.

A equipe mínima para esse serviço são 3 pessoas e não precisa ninguém especialista, qualquer zé ruela pode ajudar... só precisa ser experto e rápido... se for lento descarte.

7. Preparação da resina...

Já ia esquecendo.

Comprei uma balança eletrônica que sem ela o serviço seria bem mais lento. Os componentes da resina possuem mesma densidade, então o trabalho foi colocar os pesos proporcionais e pronto.




Custou uns R$ 100,00 no Mercado Livre.





8 comentários:

  1. Oi Jovito,,, eu uso vinagre de alcool para limpar pinceis, rolos, etc,,,,, faço assim... após o trabalho deixo de molho no vinagre e ai passo pela acetona quando vou usar novamente.... funciona bem... uso tambem para limpar mãos, etc....
    Um abraço
    Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior,

      Valeu, vou tentar o vinagre de alcool.

      Forte abraço.

      Excluir
  2. Oi eu novamente... para resolver a coceira depois do trabalho antes do banho,, passe uma esponja do lado verde pelo corpo(com vontade) isso ira tirar e quebrar a maior parte da fibra de vidro.... depois banho... hidratante..... boa sorte...
    Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior,

      Passei a esponja do lado verde, mas não funcionou não... a minha pele ficou mais irritada. Talvez funcione com uns e com outros não.

      A bem da verdade iniciou-se um processo alérgico na parte superior dos pés - estava de sandálias. Estou colocando hidratante e tem melhorado.

      Forte abraço.

      Excluir
  3. Jovito, o macete é usar talco antes de lixar. Use um tenis velho, macacão e manga comprida, use boné ou enrole uma camisa na cabeça como os manifestantes politicos, só deixe nariz e olhos do lado de fora. Não esfregue com esponja ou outra coisa, cada vez que vc esfrega os micro pedaços de fibra entram na sua pele. O certo é tomar banho de compressor e depois banho com um minimo de esfregar. Se tiver acesso a uma sauna fica show, o suor expele a fibra e não coça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alias esse é o mesmo procedimento de quando a gente é queimado com agua viva. Suar é o macete, expele o veneno da agua viva. Nada de esfregar.

      Excluir
  4. Para limpar mão ou pinceis (com rolo não funciona legal) use etanol. Usei durante toda construção do tiki, os pinceis conseguia usar até 3 vezes depois disso já era. Os rolos se vc manter submersso no alcool e for trocando o alcool de vez em quando dá pra aproveitar. Lembre-se o etanol é muito mais barato que os rolos...Luvas de vinil são melhores que as de latex(compre em casas de prod. medicos) sai menos de um real cada quando vc compra a caixa.
    Trincha de 2" vc vai usar muito até o final, encomende uma caixa com 36 ou 48pçs no atacado.

    ResponderExcluir