domingo, 23 de novembro de 2014

Abordando sobre colagem

Preciso fazer algumas considerações sobre o processo de colagem.

Já comentei aqui que antes de iniciar essa empreitada não tinha experiência alguma em colagem - salvo aquelas colagens escolares - evidente que passados alguns dias as coisas começam a se encaixar e é o momento de expor minha experiência, até essa data...

Utilize os equipamentos de segurança: máscara, luvas e óculos. As vezes a paciência esgota e só coloco a luva - sem elas não dá pra trabalhar.

Estou utilizando, na maior parte do tempo, ferramentas pneumáticas e/ou ferramentas elétrica sem fio. São mais leves e qualquer ratada o prejuízo é bem menor, inclusive o risco de perder um dedo.

Para lixar, antes da colagem, utilizo lixas P-40 (gramatura 40), são lixas grossas...



Lixo as superfícies a serem coladas...



Sopro pra tirar toda poeira...


Coloco as partes de cola (1 : 1 em volume) e misturo até ficar bem homogênea, fica uma coloração esbranquiçada...





A seguir aplico em AMBAS as partes...



Com o tempo observei que não adianta colocar muita cola... isso não adianta porque quando se colocam aos grampos a cola é expelida pra fora - desperdiçando o excesso. O ideal é que seja em quantidade suficiente para impregnar as duas superfícies.

Após a aplicação nas partes, aguarde alguns instantes até que você observe que a cola foi absorvida pela madeira. Feito isso junte as duas partes e fixe com os grampos - não precisa apertar muito.


Após umas 6 horas já dá pra manusear um pouco com a peça...

Planejando a fixação com grampos...

Já vi por aí um monte de bancadas bastante profissionais para fixação das peças durante a laminação. Como não disponho dessa estrutura toda e boa parte das ferramentas são improvisadas, cabe dispensar um tempinho, antes da colagem, planejando como disponibilizar os grampos.

As vaus são muito simples, mas existem acessórios que são colados no centro das seções e nem sempre os grampos conseguem chegar lá adequadamente... neste cabo vale a pena planejar, escolher o melhor processo de fixação antes de colar - o tempo de manuseio da cola é curto.

Arrumei os acessórios e as peças de fixação como achei que seria a melhor posição, abri os grampos na medida correta...




Passei a cola e fixei...





Fazendo assim dá pra fazer sozinho...












2 comentários:

  1. Muito bom seu blog, Jovito!

    Estou acompanhando seu "livro". Desejo muito boa sorte (já vi que organização, paciência e atenção aos detalhes você já tem) e muitos bons ventos quando for para a água.

    Já marquei sei blog no meu leitor, então sempre que você postar nele, serei avisado.

    Ah... e quanto a esses amigos (reais ou virtuais) que também estão construindo, se eles tiverem blogs ou sites, publica aí o link deles que a gente gosta de seguir estas construções agradece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa João Paulo,

      Obrigado pelo incentivo... vou buscar sites de amigos construtores, conforme você sugeriu, é uma grande ideia.

      Forte abraço.

      Excluir