quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Compra da Resina e Derivados..

Fui até Valença, litoral sul da Bahia, comprar resinas e derivados para iniciar as colagens e impregnações das anteparas.

Porque Valença? Bem, após diversos contatos aqui e ali, o Anderson - proprietário da Guanabara Epóxi, que fica em Valença e não no Rio de Janeiro, já falei sobre ele no post "Continuando a pesquisa/planejamento..." - me deu informações bastante valiosas, informações de quem está fazendo isso o tempo todo e em contato direto com quem produz esses tipos de embarcações. A região de Valença é famosa pelos seus estaleiros de escunas.

Pois bem, fui pessoalmente conhecer a figura e tirar um monte de dúvidas afinal, se eu sei pouco de madeira, de resina, então, sou um Zé-Ruela em tempo integral. Passamos uma tarde agradável, tirei minhas dúvidas e comprei uma quantidade de material para iniciar testes e começar a trabalhar... como já frisei anteriormente não faço a menor ideia de quantitativos e o que comprei não deverá ser suficiente pra muita coisa, mas é melhor faltar e comprar do que sobrar e ter que jogar fora...



Parece pouca coisa mas essa besteirinha me custou R$ 1.282,00, fora despesas de viagem.


Fui aconselhado pelo Anderson a comprar a resina para impregnar  (RL 5000 + RL 5005) diferente da resina para colagem (ARALDITE). O motivo alegado é que o tempo de cura da RL 5000 é muito baixo (12 minutos) e quando o processo de secagem inicia não tem retorno. Já a de colagem me dará um tempo maior de manuseio, evitando perdas e inconvenientes... por isso é bom conversar com quem mexe com o troço. É preciso esclarecer que tanto uma como a outra servem para colagem e tem as mesmas características mecânicas e químicas... na falta de uma posso utilizar a outra (para colagem) sem qualquer problema.

A resina de colagem é aquela de cor mais encorpada à esquerda da foto.

Comprei também, aqui na minha cidade, alguns acessórios descartáveis pra fazer as misturas...





Nenhum comentário:

Postar um comentário