terça-feira, 2 de agosto de 2016

Retirando o Barco do Picadeiro...

A primeira etapa desta construção é feita com o barco virado de cabeça pra baixo...

Agora precisarei desvirá-lo para iniciar a segunda etapa, que é a construção do convés e do cockpit. A terceira etapa será a movelaria interna.

Poderia ter feito o acabamento e pintura do casco ainda nesta primeira fase, não fiz por que a pintura é algo muito delicado pra ser feito assim, na garagem, sem uma área confinada, os vizinhos reclamando, sujando os carros... enfim, como terei que desvirá-lo para tirar daqui, farei a pintura total quando estiver tupo pronto. Com isso evito ter que fazer retoques desnecessários.

Prevendo, desde o início, que esta construção demoraria, fiz o picadeiro chumbado no chão. Minha experiência com gabaritos de obras mostrou que madeira quando fica exposta ao calor e à chuva tende a deformar, por isso chumbei na certeza de que isso não aconteceria.






O primeiro passo agora é soltá-lo dos chumbadores, não será difícil porque está tudo parafusado. Detalhe: tudo aquilo que montei e desmontei (tendas, coberta, parafusos, etc) foi reutilizado ou vendido - portanto, perda ZERO.

Coloquei umas cunhas...





A seguir soltei os parafusos...




Agora levantar e colocar para fora do muro, no terreno do vizinho...

Rapadura é doce mas não é mole não...

Um detalhe importante: o barco foi retirado da garagem e virado no terreno do vizinho com o picadeiro fixado. Fiz isso por 3 motivos: 

a) Entendi que daria mais estabilidade ao conjunto; 
b) Caso houvesse algum acidente ele o ajudaria a amortecer a queda, e por fim;
c) Facilitaria bastante a virada.


















Apesar de não ter sofrido problema algum, acho que a decisão de não ter dado o acabamento final no casco (pintura, etc) foi sábia... as fitas do guincho são sujas, o barco foi virado sobre pneus e o mato fofo, etc... enfim, não sujou nem arranhou porque não estava pintado.






Colocado o barco no berço, fiz os chanfros nos berços e colei as borrachas (pneus cortados) pra evitar danos.





Coloquei na prancha e levei pra minha marcenaria. Lá darei continuidade à obra, tendo agora dois colaboradores.






Tudo foi muito bem planejado... não faltou ou sobrou nada... iniciamos às 11:00 horas, fizemos pausa para o almoço ao meio dia, reiniciamos os trabalhos às 14:00, às 16:20 já estávamos dentro do galpão e esta operação me custou R$ 350,00 (não achei caro)... ainda assim, certamente foi a parte mais estressante desta construção. O coração ameaçou sair pela boca umas oito vezes... graças as Deus não houve um pequeno problema sequer...

Pense numa operação punk!!!






11 comentários:

  1. Caro Jovito, venho seguindo seu blog desde que me decidi a construir um Pop 25. Sua história, informações, acertos e erros são de grande valia.
    Sou de Fortaleza, CE, arquiteto, já tendo experiência em construção de barcos (uma canoa de 12 pés e um veleiro de 14, ambos em madeira). No momento estou terminando o espaço para construção (os outros fiz em casa) e comprando compensados e cola. Espero poder contar com sua ajuda durante o caminho. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,

      Seja bem vindo ao MDCB (Movimento dos Doidos Construtores de Barcos)... vamos ver se a gente arranja mais uns 2 e montamos um manicômio.

      Espero poder ajudar...

      Fraterno abraço.

      Excluir
    2. Me mande seu email pra gente ir se comunicando...

      Excluir
    3. Sou sócio de carteirinha... O email é andregrieser@gmail.com.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Jovito, qual seu email?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jovito. Muito feliz por sua obra.
    estou começando o mesmo projeto e seu blog está sendo muito útil.
    Quero vê-lo na água em breve.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo.

      Já tem o seu blog? Manda o link pra gente ir acompanhando e ajudando no que for possível.

      Forte abraço.

      Excluir
    2. ainda não, estou digitalizando 3D o projeto no Inventor (cad) para analisar os pontos críticos e não ter surpresas. pode deixar que eu mando novidades assim que possível.
      grande abraço

      Excluir
    3. O planejamento é a parte mais importante da construção.

      A primeira etapa - Construção do Casco - é muito gostosa porque cada dia você observa uma nítida evolução dos trabalhos.

      Se eu tivesse que começar tudo de novo a única coisa que mudaria é : só iniciaria esta primeira etapa com todos os materiais adquiridos e dentro de casa... só não fiz isso porque em todas as pesquisas que fiz com os construtores, nenhum deles possuía esse levantamento de materiais devidamente documentado. Por esse motivo venho tentando manter bem atualizada a planilha financeira.

      Boa sorte.

      Excluir
    4. Mais uma coisa... comece seu blog, se você fizer isso, inclusive expondo que está digitalizando, porque está fazendo, como está fazendo, que ferramentas está utilizando.... estará ajudando tantos outros construtores.

      Fraterno abraço.

      Excluir