sábado, 27 de agosto de 2016

Montando o Convés (Parte 1) ...

Acho que retornei ao ritmo original e agora é "ladeira abaixo"...

Como não posso trabalhar no paiol da âncora uma vez que ainda não concluí a montagem do gurupés, iniciei o convés pelas placas que ficarão entre as seções 01 e 04. 

Meu estoque de chapas de 10 mm praticamente acabou, resta-me apenas uma, em compensação tenho muitas de 6 mm e trabalharei com elas, vou gastar mais resina e mais tempo mas a peça ficará mais resistente. Essa primeira parte será feita em quatro etapas, conforme ilustrado nas figuras abaixo.






Iniciando os cortes (Etapa 01)...

Fui montando o quebra cabeça... recortando aqui e ali até que a peça ficou pronta, chequei pra conferir a simetria entre os bordos BE e BB (perfeito) e cortei as demais. Como estou utilizando chapas de 6 mm recortei duas peças de cada lado pra efetuar a colagem posteriormente.







 Limpei as escoas...




Utilizei o mesmo procedimento da construção do costado... coloquei parafusos de aço inox pra fixar melhor as peças, uma vez que os grampos não produzirão o mesmo resultado.




Assim sendo, fiz os furos com bitola maior que a do parafuso, nas chapas a serem coladas...



Passei a resina...




Passo sempre resina nas duas partes a serem coladas e o resto que fica no recipiente utilizado pra misturar a resina guardo pra certificar que o endurecimento foi correto.

Fixei as peças com parafusos e arruelas...








Vejam que o corte da chapa é maior que o costado, isso é feito propositadamente, depois corto e dou o acabamento - se tentar cortar do tamanho exato haverá problema.

Agora é aguardar a secagem ...

Corte (Etapa 02)...



Só colarei a Etapa 02 quando estiver com o gurupés montado e colado, fixar esta peça agora atrapalhará a confecção do gurupés.






Nenhum comentário:

Postar um comentário