quarta-feira, 9 de março de 2016

Preparando a massa

Não sei qual a viscosidade ideal da massa para o aparelhamento (preparação para pintura), terei que efetuar testes com a resina mais as cargas - micro esferas, talco industrial e/ou aerosil - para encontrar o ponto ideal, antes porém lixei a superfície do barco.


O Rosevaldo, meu novo ajudante, está utilizando uma lixadeira orbital e lixas 100 e 120.

Desde o início da construção venho utilizando dois tipos de resinas epóxi: uma para colagem, mais densa, menos fluida e outra para laminação, mais líquida. Observei que as resinas de colagem são preparadas na proporção de 1:1 (endurecedor e resina), enquanto que as de laminação existem várias proporções e a RL5000 que estou utilizando, é 1:5 (endurecedor e resina). Coloco essa observação porque quando o amigo for comprar já sabe, se não for 1:1 é resina para colagem, mais grossas, mais fáceis de serem encontradas e mais baratas. 

A resina de laminação acabou, a grana tá curta, não dá pra ficar estragando material e preciso correr um pouco contra o tempo, preciso tirar o barco deste local e colocá-lo num galpão, porque daqui pra frente terei que lixar bastante e isso prejudica o ambiente aqui em casa.

Pois bem, sempre que consultei especialistas fui informado de que a resina boa pra fazer a massa era a de laminação, a mais fluida... não vi muita lógica nisso, a outra é mais densa, escorre menos, mas quem sou pra contestar... o problema é que ainda tenho uns 5 kg de resina de colagem e não vou jogar fora, portanto iniciarei fazendo a massa com esta resina. Em termos gerais, não haverá problema, o trabalho pode ser lá na frente, no momento da lixada, uma vez que a resina de colagem me parece mais dura. Enfim, vou testar, não custa nada.

Depois de algumas tentativas, cheguei a seguinte fórmula: 208 gramas de resina (componentes A e B) + 20 gramas de micro esferas + 6 gramas de aerosil.

Inicialmente misturei os dois componentes da resina e a seguir fui misturando as cargas, pra que a mistura ficasse bem homogênea. Tudo bem misturado, aguardei por uns 10 minutos antes de aplicar... essa espera foi apenas pra dar início ao processo de endurecimento já que o pot life deste tipo resina epóxi é de cerca de 45 minutos.

A seguir, utilizando uma espátula de 10cm, apliquei no barco...







Fui espalhando na doida, a intenção aqui é escolher a melhor consistência e saber qual o rendimento que esta quantidade me proporcionará...

Já deu pra perceber que:

a) a espátula é pequena;
b) preciso selecionar as partes onde serão necessárias aplicar mais massa e depois que estas partes estiverem prontas aplico no todo.





Feito isso, vou esperar até amanhã pra ver o resultado...

Vamo-que-vamo.




9 comentários:

  1. Opa, mais um passo.
    Agora o trem anda.
    Tres abraços pra Você.
    Joaquim

    ResponderExcluir
  2. Estou trabalhando na carreta também...

    TFA.:

    ResponderExcluir
  3. Ola, usamos muita massa com microesfera e aerosil. Algumas dicas se você quer uma massa mais dura deve colocar mais aerosil e se voce precisa de uma massa mais facil de lixar voce coloca mais microesfera.
    Bom Trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a dica Veleiro Belo.

      Fraterno abraço.

      Jovito Melo

      Excluir
    2. Vc tem algum site pra gente acompanhar?

      Excluir
    3. Oi Jovito,, tenho sim e já to na tua lista de blogs..
      http://oveleirobelo.blogspot.com.br/

      Um abraço
      e bom trabalho

      Excluir
  4. Acaba logo o Mig pra sair logo dessa merda de pais.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha saída não depende muito do MIG25, não... tou mais enrascado com duas coisas: a) O Tratamento que Kaká tá fazendo em Aracaju toda semana e isso deve demorar pelo menos mais 4 meses; b) A reforma que tou fazendo na minha casa, que deve demorar mais uns 90 dias....

      O MIG25 tá indo no reboque disso, por falar em reboque, tou terminando a construção da carreta de encalhe dele.

      Forte abraço.

      Excluir