sexta-feira, 15 de abril de 2016

Construindo a carreta de encalhe...

Minha intenção é mantê-lo sempre no seco após a construção, por dois motivos: a) Não estou morando próximo ao mar; b) Pretendo deixar esse barco em Salvador e como só poderei visitá-lo em períodos não muito regulares é mais prudente que ele fique no seco, docado, e só vá pra água nos períodos em que for utilizá-lo (férias de verão).

Por outro lado, concluída a laminação, terei a necessidade de colocar o barco em outro local... o inverno vai começar e não quero ficar parado olhando o tempo melhorar.

Assim sendo, surgiu a necessidade urgente de fazer uma carreta de encalhe e esta começará pelo berço. Essa decisão foi bastante amadurecida e o projeto, embora esteja na minha cabeça, foi bem planejado.

Parece óbvio mas é bom dizer que essa carreta não está sendo construída por mim. Meu vizinho, Sr Manoel, mecânico que trabalha com carrocerias de carretas, um sujeito muito inteligente e criterioso, está construindo-a. Além disso, por sua experiência, sugeriu todos os materiais a serem utilizados (perfis, cubos de roda, tipo de solda, etc).

A ideia é fazê-la em duas etapas: 

Etapa 1

A primeira etapa, como ainda não tem as quilhas, será baixinha, rente ao chão. E conterá os eixos um lastro e sete berços que ficarão alinhadas com as anteparas.

O lastro terá as seguintes medidas - 4,20 m X 1,20 m e será composta de sete costelas, espaçadas de 0,70 m cada uma.










A segunda etapa será construída no momento oportuno e obedecerá medidas específicas. Neste exato momento não me preocuparei muito com ela.



2 comentários:

  1. Muito bom, Jovito!!
    Estou acompanhando sua construção, pelo visto muito boa!
    Eu estou fazendo a elétrica do meu catamaram. Não tem nada para eu me guiar no projeto, mas tudo bem, estou fazendo bem simples e básico.
    Forte abraço,

    Miguel N. barcotiki.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Miguel, obrigado.

      Eu fiz a instalação elétrica de um Brasília que possui...

      Montei uma planilha no excel definindo todos os circuitos, a cor dos cabos, dimensão dos fusíveis, etc etc etc... me mande seu email que lhe enviarei essa planilha, talvez possa lhe ajudar em algo.

      Em tempo, muito bela sua construção.

      Fraterno abraço. Jovito Melo

      Excluir