terça-feira, 28 de abril de 2015

Capa da Roda de Proa...

Recebi o fuzil do estai de proa, presente do meu irmão Pablo...



Darei um acabamento (polimento) no momento oportuno.

Montei e iniciei a colagem...





Fiz o recorte na roda de proa...



Agora me deparei com um dilema.

Pelo projeto, o fuzil deve ser fixado com parafusos de rosca soberba e deve-se deixar a cava dos respectivos parafusos na capa da roda de proa. 

Essas cavas facilitarão uma futura troca - por sinal inevitável, uma vez que nada dura para sempre, existe a fadiga do material - deste fuzil. Porém, esse processo me parece muito fácil de ser executado no projeto, na prática isso será muito complicado para ser feito... ainda mais se este barco for vendido e o futuro comprador tiver que fazer essa troca.

Vejam os desenhos abaixo.



Ambos deveriam representar a mesma seção (mas não é), sendo o superior apresentado na prancha denominada "S11 - PROA" e o inferior apresentado na prancha denominada "S9 - FERRAGENS ESPECIAIS". Como a confecção da peça foi feita seguindo os dados da prancha inferior (S9), pode-se observar que os 3 primeiros parafusos de fixação do fuzil ficam por dentro do gurupés e sua troca implicará no desmonte deste. 

Pensei bastante, analisei as possibilidades e entendi que é mais racional deixar esse fuzil fixo, uma possível troca futura implicará em desmanchar muita coisa, independentemente de manter a originalidade do projeto ou não.

Como não tenho condição de efetuar uma boa fixação se a capa de proa for colada inteiriça, farei a colagem na roda de proa por partes. Iniciando pelas duas chapas de 10 mm mais largas.

1a. camada...


2a. camada...


3a. camada...


Tratei os furos deixados pelos parafusos de fixação exatamente da mesma forma que os demais furos e fiz um acabamento com a massa epóxi (resina+talco industrial)...


Concluído o shape verifiquei que a peça não ficou aprumada...



Constatei uma diferença de 1 cm e vou cortar... a face também ficou um pouco desviada para BB que será corrigida no acerto do prumo... Fiz essas conferências porque sabia, desde o momento da montagem da roda de proa, que haveria algo a ser ajustado - impossível montar-se umas peças dessas (roda + capa), sem muitas referências, e dar tudo certo.

Problemas corrigidos, ficou perfeito...


Aproveitei de impregnei com resina...



Perfeito...


Nota explicativa:

Após a confecção da peça, enviei email para o Cabinho que me informou que esta planta (S9) sofreria uma revisão e que eu considerasse como correta a prancha S11. Enfim, no momento em que estive trabalhando considerei como correta a prancha S9 que era a que continha as medidas do fuzil.

Cabe sempre a observação de que tudo tem que ser conferido constantemente.









3 comentários:

  1. Excelente Jovito. Tambem concordo que pensar em facilitar algo tão complexo quanto trocar este fusil acaba não fazendo sentido.
    Uma dívida? Vc usou mesmo parafusos de rosca soberba ou usou parafusos com porca (passantes) ? Continuo acompanhando... e evoluindo a passos lentos na confecção das anteparas 3 e 4. Obrigado.

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    Respostas
    1. Ricardo,
      Só estou utilizando parafusos de rosca soberba.

      Publique sua construção também.

      Forte abraço.

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