domingo, 19 de outubro de 2014

Construindo a Seção / Antepara 5

Dia 19/10/2014 (domingo).

Hoje cortei a antepara 5, sempre seguindo o mesmo raciocínio descrito no dia anterior... articulei as plantas em escala 1:1, fixei os pregos nos vértices e a marquei os limites da peça para corte.



Como podemos observar o corte da chapa não é contínuo, existe o lado de BE e o de BB que não são idênticos/simétricos. Tentei fazer a distribuição das duas peças na chapa de compensado, buscando um melhor aproveitamento da madeira... péssimo negócio. Economizei alguns pedaços de chapa mas em compensação passei quase toda manhã para concluir esse corte. O problema é que cortar madeira com serra circular não é mesma coisa que cortar papel com tesoura, tive que ficar posicionando aqui e ali, tira sargento daqui e coloca ali, etc etc etc... confesso que não valeu a pena.

Vejam as fotos...






Sempre que conclui a posição dos vértices (com os pregos) chequei se as dimensões estavam corretas, antes dos cortes.













Outro detalhe que merece alguma consideração...

Existem uns cortes nas laterais externas de todas as anteparas onde passarão as peças de madeira 2cm X 2cm, no sentido longitudinal, que servirão para fixar todas as anteparas às chapas dos costados e casco. Veja a figura abaixo.

Esse cortes são pequenos (2 X 2) porém com certo grau de complexidade, qualquer inclinação na máquina de corte os deixarão deformados... pensando nisso, deixei para fazer estes cortes mais adiante, em algum ponto da construção ainda não definido - talvez após todas as anteparas estarem fixadas no picadeiro e devidamente niveladas, não sei ainda... o certo é que se esses danados não ficarem perfeitos, poderei ter dificuldades mais adiante.


2 comentários:

  1. Jovito, não se importe muito com esses cortes. Mesmo um pouquinho errados eles não atrapalham em nada, pois eles são somente para pode colocar o isopor entre os costados, uns 2mm pra baixo ou 3mm pra cima não fazem diferença...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, obrigado pela dica... a partir de amanhã retornarei a cortá-los.

      Excluir