quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Alguns acabamentos...

Dia 22/10/2014 (quarta feira).

Procuro fazer deste blog um documentário bastante didático desta construção, não porque tenha alguma experiência no assunto, muito pelo contrário, estou tentando descrever a solução de problemas que enfrentei, a melhor solução para alguns perrengues e se algum dos amigos, que estão me acompanhando, tiverem ou souberem de uma forma melhor de fazer (how to) estou aberto às críticas... esta é a intenção principal deste blog.

Nos últimos trabalhos encontrei dificuldade no acabamento das partes circulares dos cortes... o corte circular não foi complicado, mas o acabamento não ficou bacana porque não dispunha de ferramentas adequadas, então passei o dia de ontem e hoje andando pelas lojas a procura de algo que ajudasse... 

No final da tarde recebi a visita de um representante das ferramentas WURTH - ele sempre aparece pra conversar e me vender alguns trecos - que me mostrou a mini roda de lixa que, a princípio, se mostrou bastante indicada para resolver meu entrave.

A peça custou R$ 6,00 e é esta ...



36 é a granulação da lixa e ela tem um diâmetro de 5cm... comprei algumas com outras granulações e com diâmetro de 7,5cm - tudo isso para poder experimentar o que seria melhor. O cedro é uma madeira bastante macia e leve e esta 36 resolveu perfeitamente, tanto ela dá um bom acabamento, como desbasta a madeira.

Pra cortar utilizei a serra copo na medida do raio...




Um grande amigo/irmão, Claudemon Silveira, sabedor dessa minha empreitada e como também gosta muito desses trabalhos manuais me presenteou esta semana uma máquina de corte sem fio, tipo tico-tico, que ele havia ganho de presente mas estava sem uso. A marca da máquina é Milwaukee. Não conhecia o fabricante e a danada tinha um aspecto meio que de brinquedo. A princípio achei que era um daqueles trecos que ficariam guardados no fundo do baú, sem utilidade.



Resolvi utilizá-la e para minha surpresa a maquininha quebrou um galho incrível, show de bola... corta bem e o acabamento é muito legal - lição: Não julgue nada pela aparência.






A seguir fixei a placa na morsa e dei acabamento com a roda de lixa...





Ao final uma boa soprada e pronto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário