domingo, 4 de maio de 2014

O Projeto...

Estou de volta, demorou um pouco, sonhei bastante e acordei...

O projeto escolhido foi o POP 25 do Cabinho - Roberto Barros Yacht Design. A escolha deveu-se por vários motivos, citarei os mais significativos. Vejamos:

a) Tempo - Grande parte das pessoas que iniciam um projeto de construção raramente o conclui. No meu caso a probabilidade disso ocorrer é tão certa quanto 2 + 2 = 4. Portanto quanto maior for o tempo de construção deste projeto ele estará fadado ao fracasso. Pretendo construir o POP num período entre 8 e 16 meses.

b) Simplicidade e Praticidade - Inúmeras foram as vezes que sai de casa pra comprar um radio de pilhas pra ouvir o futebol e cheguei em casa com uma TV de 42" - Simples Assim... - Entro na loja, observo os radinhos, acho que mereço um pouco mais, faço as contas com o 13o. salário e pimba - Smart TV 42". Sabendo disso, mais do que ninguém, é que nem procurei muito: o POP é extremamente simples e prático.

c) Custo - O projeto foi o mais barato que encontrei no Brasil (US$ 300 AD - R$ 625,00 em 25/04/2014). Alguns projetos estrangeiros eram gratuitos (KD 800), mas eu não entendo nada de russo, e sem uma assistência técnica o fracasso era certo. O que contou também foi o fato de que nunca fui adepto desses projetos gratuitos, não que os ache imperfeitos, mas porque entendo que quem os faz merece ser recompensado, meus amigos sempre me criticaram por isso. Meu lema é: Se eu trabalho e não posso comprar uma coisa que eu quero então é porque não posso ter essa coisa e é melhor trabalhar um pouco mais (ou então pensar no 13o. salário).

d) Planos Futuros - Decidir morar fora do Brasil, preciso conhecer novos horizontes e estudar, pelo menos, mais dois idiomas fluentes. Já vinha matutando sobre isso há algum tempo, mas isso se tornou uma realidade mas palpável depois da minha aposentadoria e das frequentes crises depressivas que estou conseguindo controlar. Pensando assim, quanto maior e mais dispendioso for o projeto, mais difícil será me desfazer dele. Não pretendo sair por aí em solitário num barco de 25", eu posso não ser muito certo da cabeça, mais ainda não estou doido. Por isso preciso construir algo bem bacana e que possa ser vendido muito rápido. O período da construção será tempo suficiente para ajustar as coisas aqui em casa no sentido de partir pra fora.

Comprei o projeto no dia 25 de abril de 2014 (sexta feira) e recebi do Luis Gouveia, por email, no dia 28 de abril (segunda) um conjunto de 53 arquivos. Destes, 52 eram pranchas do projeto e 1 era o roteiro de construção.

Iniciei a leitura do roteiro e me apaixonei. Um livro de 117 páginas, bastante didático, um trabalho extremamente profissional. Nele são discutidos:

Capítulo 1 – Introdução
Capítulo 2 – Ferramentas usadas na construção
Capítulo 3 – Informações sobre madeiras, compensado e resina epóxi
Capítulo 4 – Pré-fabricação da estrutura transversal
Capítulo 5 – Montagem do casco
Capítulo 6 – Fabricação do interior
Capítulo 7 – Fabricação da superestrutura
Capítulo 8 – Instalação de sistemas
Capítulo 9 – Construção de quilhas e lemes
Capítulo 10 – Acabamentos finais, pintura e colocação de ferragens
Capítulo 11 – Apêndice –lista de planos do projeto

Cada peça é discutida minuciosamente, suas dificuldades, os cuidados, etc. Por isso repito sempre: Assistência técnica é fundamental.

Neste momento estou cotando materiais...

O POP 25...







Estas fotos são de propriedade de ROBERTO BARROS YATCH DESIGN




5 comentários:

  1. Boa tarde...e ai, como está o andamento do veleiro, estou estudando projetos há muito tempo, e estou quase lá....ou não....optando por um pop 25.....sou marceneiro fazem 30 anos de profissão, e acredito que a construção será fácil, porém não sei com relação ao custo do mesmo, visto que sou servidor público e a remuneração não é lá das melhores, mas quero um projeto na aposentadoria e acho que construir um veleiro seria o ideal......um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Jovito como vai o projeto quando teremos mais fotos e informações do MIG 25 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Monto os posts sempre que inicio uma tarefa nova, as vezes trabalho em 3 ou 4 coisas ao mesmo e tempo e, assim sendo, tenho sempre 3 ou 4 posts prontos, aguardando apenas a conclusão das tarefas relativas.

      Logo logo sai um novo.

      Fraterno abraço
      Jovito Melo

      Excluir
  3. Olá amigo! Como está a construção? Muito interessante o processo. Realmente incentiva a construção. Obrigado por compartilhar.

    Abraço,
    Franz

    ResponderExcluir