quarta-feira, 7 de maio de 2014

Compra do material (Parte I - Compensado Naval)...

Muita gente é contra a técnica construtiva denominada "ply-glass", inclusive eu... pra ser mais franco ainda, se tinha uma coisa que eu jurava, era que nunca (isso mesmo: nunca) seria proprietário de uma embarcação construída em madeira (super estrutura). Não sei o que outras pessoas pensam sobre isso, mas eu imaginava a complicada manutenção da madeira.

Ply-glass: "O processo de construção se resume no seguinte: após a fabricação em bancada da estrutura transversal, ou seja, as anteparas, estas são fixadas em pé sobre uma base (picadeiro) e unidas por peças de madeira longitudinal (quilha estrutural, chines, etc.). Sobre esta estrutura é fixado compensado naval relativamente fino. Uma vez todo o casco coberto com compensado são aplicadas várias camadas de fibra de vidro saturadas com resina epóxi. Uma vez curada a resina é então feita a lixagem externa para que o casco possa ser emassado e pintado. Para o convés repete-se a operação, sobrepondo-se uns 50 mm a laminação do costado. Internamente o compensado e toda a estrutura devem ser saturados com resina epóxi para impermeabilização, garantindo dessa forma uma imensa durabilidade". Fonte: http://veleirotaga.blogspot.com.br/2008/02/processo-de-construo-em-ply-glass.html

Quando adquiri o projeto e li o roteiro de construção, entendi que o meu preconceito com relação à madeira era totalmente infundado. Cito isso agora, neste exato momento em que estou iniciando a construção - pode ser que mude com o decorrer do tempo.

Como foi explicado acima a madeira precisa ser totalmente saturada em resina epóxi e o motivo principal é que a madeira tem que ser totalmente impermeável.

Se ela recebe água...

a)Pode criar fungos que se alimentarão da celulose e consequentemente apodrecer a madeira;

b) Pode dilatar e contrair alterando suas dimensões... como o barco é um monobloco esse movimento de vai-e-volta pode descolar as peças e se tornar frágil.

Isto posto, a escolha da madeira tem que ser muito criteriosa. Ela deve ser bastante porosa, consequentemente leve - uma vez que a densidade da celulose é praticamente a mesma para todos tipos de madeiras - para que o processo de de saturação seja perfeito. Deve ser imunizada contra fungos e não deve conter nós.

Procurei opinião de amigos, construtores amadores, nos vários foruns que participo e um deles, já mencionado por aqui, o Ricardo S de Souza de Floripa-SC me deu uma dica muito valiosa: O melhor fabricante de compensado naval que ele conheceu foi a indústria Frank Compensados (PR)(http://www.frankcompensados.com.br/). Eles fabricam e discutem detalhes técnicos - esse é o grande plus do sucesso. Frank Compensados garante colagem e imunização de acordo com as normas europeias DIN-EN 314-1 / 314-2

Não adianta ficar ligando pra lojas, o pessoal (por mais experiente que seja) não tem o mesmo conhecimento de quem fabrica. Evidente que se você conhece os produtos poderá comprá-los em qualquer loja.

Enviei alguns emails e concretizei a compra de parte do material:
28 chapas/folhas (2,20 X 1,60) de compensado naval de cedro 100% (capa e miolo) de 10 mm e 28 chapas/folhas (2,20 X 1,60) de compensado naval de cedro 100% (capa e miolo) de 6 mm. Ao custo unitário de R$ 201,48 e R$ 135,42 respectivamente (mais 10% de frete para Alagoas).

A madeira escolhida foi cedro mais poderia ter sido virola - de maneira alguma pinus por ter muitos nós.

O prazo de fabricação é de 15 dias e mais 15 para o transporte.

Precisarei comprar os sarrafos, a resina e o catalisador.

O compensado naval de cedro...




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