domingo, 23 de outubro de 2016

1001 detalhes...

Eleições municipais atrapalharam bastante, parece que nada anda pra frente quando os políticos começam com a avalanche de mentiras... Greve de bancários, nem senti, achava que nem existia mais essas coisas até que comecei a receber cheques de clientes e não tinha o que fazer com eles - nem podia depositar, nem podia passá-los pra frente... 

Abortei minha participação na REFENO. Venho participando regularmente, mas este ano houveram problemas no barco (Ecos) e  a equipe entendeu por bem abortar... prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém

Enfim, muitos compromissos mas a obra não ficou parada...

Iniciei a construção do deck pela proa, se me questionarem o motivo não saberei ao certo, talvez porque achei que seria mais simples - e realmente é.

Quando cheguei na popa observei que muitos pequenos detalhes precisariam estar concluído antes da fixação deste deck... Vejam:

a) Criação do porta-trecos dos beliches (alteração de projeto);

b) Criação de paióis para material de atracação (alteração de projeto);

c) Criação de um compartimento que possa ser refrigerado (Caixa Térmica) para estoque de bebidas ou peixes pescados (alteração de alteração de projeto);

d) Preenchimento com espuma do compartimento estanque localizado abaixo da cana de leme;

e) Calafetação dos novos espaços criados a partir das alterções de projetos;

f) Impregnação dos espaços dos beliches;

g) criação dos compartimentos abaixo dos beliches;

Essas coisas poderiam ser feitas em uma etapa posterior? Sim, mas o nível de dificuldade seria maior, principalmente para quem possui 1,85m de altura e 120Kg de peso.

Os Porta-Trecos estão prontos...



O Paiol pra material de atracação está quase pronto, resta a tampa e a calafetação...



A Caixa Térmica...

A ideia inicial (alteração do projeto) era criar dois paióis - um a BE e outro a BB - mas na medida em que paióis são coisas úteis eles também são sinônimos de depósitos de coisas inúteis. A coisa funciona mais ou menos assim: A gente entra numa lojinha e vê um badulaque qualquer que PODE ser útil ao barco... compra... e guarda no paiol. Depois de um ano seu barco está uma tonelada mais pesado de coisas que nunca foram utilizadas, provavelmente nunca serão e isso só ocorre porque existem os paióis.

Assim sendo, resolvi transformar o paiol de BE em um compartimento onde possamos colocar gelo e transformar numa caixa térmica para colocação de bebidas ou peixes pescados (adoro pescaria de corrico).

A ideia ERA essa...



A ideia AGORA é essa...



E porque tratar esse compartimento como caixa térmica? Porque não deixá-lo como sendo um paiol onde se poderá colocar uma caixa térmica dentro? Por dois motivos:

a) Por ser um compartimento molhado terei que fazer uma saída de água diferenciada do paiol de BB;

b) Por ser um compartimento molhado farei um compartimento duplo de fibra (manta) preenchido internamente com espuma de poliuretano para que o mesmo possa ser termicamente mais eficiente.

Aplicação de espuma...




E haja espuma... só neste compartimento foram gastos 31 potes de 500ml e 6 potes de 300ml de espuma expansível de poliuretano... Aproximadamente 250 litros de volume estanque.

Cheguei a pensar em transformar este espaço num paiol, mas desisti. Melhor evitar paióis em excesso.






6 comentários:

  1. Eita que o Mig está voando baixo.
    Parabens pelo pogresso.
    Estive fora um tempão, pois fui roubado.
    Entre outras coisas meu note, que tinha atalhos e ferramentas mil.
    Entre os atalhos estava o do seu blog.
    Triplice abraço e parabéns pelo adianto de seu projeto.
    Joaquim - Cuiabá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Satisfação tê-lo de volta, meu grande amigo.

      Fraterno abraço.

      Jovito

      Excluir
  2. olá Jovito belo trabalho vc tem feito tanto na construção do Mig qto como escritor, no final com certeza tera feito o que dizem que temos que fazer durante vida e esse blog é como um livro especial.
    Li ele em tres dias , sonho um dia poder fazer uma obra dessas. por enquanto vou acompanhando e aprendendo, obrigado e aguardando

    ResponderExcluir
  3. qdo uso cola epoxi lavo as maõs com detergente e um pouco de areia, ranca toda a cola e quase a pele KKK, é muito bom e barato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também limpo com água, detergente e uma esponja... dessas de duas cores (amarela e verde).

      Sai numa boa.

      Excluir