segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Passando a régua (Parte IV)

Como é de costume, sempre que existe um acréscimo substancial nos custos, publico uma planilha financeira...

O aumento significativo se deu por conta da confecção da carreta de encalhe. Pretendo deixá-lo no seco, assim sendo, resolvi fazer um equipamento definitivo e de boa qualidade... Cabe salientar que poderia ter feito 2 ou 3 cavaletes bem robustos, utilizá-los como berço temporário e o custo destes seriam mínimos. 


Resumo:

Pago      : 41.123,92
Em Aberto :      0,00
Total     : 41.132,92


8 comentários:

  1. De barco mesmo tem uns 30 mil. Tem 3000 de tenda e 5000 de carreta de encalhe. Fora as ferramentas. Cuidado com esses extras, encarecem muito o barco. Não vi gasto com alcool, vc está limpando pincel/mãos como? Use luva cirurgica de vinil, compre em casa de material medico, aqui custa 30,00 um pacote com 50 pares. Descartável. Também não vi gasto com mascaras... Pense ao gastar, vai virar barco? se não, pense duas vezes antes de comprar, veja se dá pra fazer com o que tem. Priorize o que vai ficar no barco. Se não quando chegar na parte de tinta e instalações vc vai chorar...kkk. Força ahe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rogério... as dicas são extremamente valiosas.

      Montar uma planilha com todos os custos exatos - nos mínimos detalhes - é bastante difícil por inúmeras razões. Tem coisas que compro pra minha casa e utilizo na construção (minha esposa é dentista e luvas são "surrupiadas" do consultório dela); panos para limpezas (passo num sinal de trânsito e compro flanelinhas e como ninguém dá a NF, fica sem anotar); máscaras (utilizo no trabalho da marcenaria e quando sobra um tempinho trabalho no barco e como já estou com a máscara no rosto não a contabilizo) etc ...

      Alguns custos "exóticos" foram explicados em posts anteriores. Vejam alguns deles....

      As tendas - Poderia construir uma coberta de madeira e telhas de fibro cimento que sairia mais barata que as tendas, porém minha intenção é deixar esse barco sempre no seco - hoje moro a 150 km do mar e não quero ficar pagando aluguel de marinas o ano inteiro - então deixarei a maior parte do ano em algum local coberto com as tendas.

      A carreta - Ainda seguindo o raciocínio anterior, como deixarei no seco teria que construir uma carreta ou um berço, optei pela carreta.

      Estes custos - na minha obra - correspondem a um só conjunto que não podem ser separados... tudo isso foi bem explicado.

      Os pincéis estou descartando todos - uso, jogo fora - na verdade só utilizei pincel nas impregnações e como os pot lifes são bem baixos (15 min) nem tá dando tempo de limpá-los. A limpeza das mãos tenho feito com água corrente e sabão, os solventes me causam muita irritação nas mãos (gasto bastante grana com hidratantes, por conta dos solventes e não tenho colocado isso como custo de construção rsrsrs).

      As Ferramentas - Gastei mais de 50mil reais em ferramental, obviamente não são de uso exclusivo na construção, embora tenham sido compradas porque comecei a mexer com marcenaria... as que coloquei são aquelas que ao término da obra estarão totalmente depreciadas e/ou danificadas. Aliás, algumas já nem existem mais, foram substituídas e nem foram re-apropriadas.

      Enfim, quando iniciei a construção busquei nos diversos sites de construção algo que me orientasse e não encontrei nada. Mandei emails pra muitos amigos e eles simplesmente não anotavam nada ou em algum momento deixaram de anotar... e essa é uma demanda real, muitos me pedem isso - UM NORTE - esse norte não é o verdadeiro mas a declinação tá bem perto de Zero Graus.

      Valeu mesmo, pela força.

      Fraterno abraço.

      Excluir
    2. Caro Jovito, no meu face Veleiro Marapé tem muitas fotos e filminhos que fiz de etapas da construção, e sempre estou a disposição para ajudar um amigo, tem também o blog do Veleiro Tava muito bom bem motivador um trabalho tão esmerado, bom fico por aqui a disposição do amigo para alguma coisa.
      Abraços Fraternos
      Antonio Almeida - Veleiro Marapé

      Excluir
    3. Show de bola, Antônio.

      Como está sua construção?
      Continue publicando... acho que nossas experiências tem ajudado bastante os construtores amadores.

      Fraterno abraço.

      Jovito Melo

      Excluir
  2. Jovitao, passei por aqui pra conferir seu trabalho. Belissimo! Continue, cara! Vamo ver esse barco navegando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo... valeu a força... mas vou vendê-lo. Estou embarcando pro Canadá... e sem data para retorno...

      Ficar com ele representará a descontinuidade de um sonho.

      Jovito.

      Excluir
  3. Ola Jovito!
    Parabéns pela sua conquista, desejo que o plano do Canada, tb esteja indo bem.

    Sobre a mensagem acima, já vendeu o barco?
    Estou planejando construir um deste, você teria a planilha final (elétrica, velas, ...) para compartilhar comigo. Ira ajudar muito meu planejamento.

    victormalabarista@hotmail.com

    Desde já agradeço.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor,

      Vendi sim para um amigo muito próximo... basicamente continua no meu quintal.

      Não tenho planilhas porque só fiz planilhas do que executei... mas existem algumas postagens que publico orçamento sobre ferragens.

      Sucesso na sua empreitada.

      Fraterno abraço.

      Excluir