Mais do que lixar o que o barco está precisando é de uma boa limpeza, afinal foram 7 meses sem fazer nada, embora sempre estivesse bem protegido do sol e das intempéries.
O fato é que cria-se muita poeira, misturada com fuligens - minha casa fica bem próxima a uma rua bastante movimentada, entrada da cidade, ao lado da rodoviária - e alguns bolores, embora nunca tenha sido exposto à chuva e o clima daqui seja relativamente seco.
Enfim, o importante é trabalhar para concluir, com fé em Deus.
Estou utilizando lixas 80, lixadeira orbital elétrica...
... e a orbital pneumática ...
Marcações...
Barco limpo e lixado resolvi fazer umas marcações sobre o casco que me indicassem onde seriam colocados os tecidos (FB), durante a laminação. Faço isso por dois motivos:
a) O tempo de manuseio da resina é de 24 horas (máximo), se sair por aí impregnando tudo de uma só vez pode não dar tempo de laminar;
b) Feitas as marcações o ajudante - que não tem experiência alguma com esse trabalho - terá uma boa orientação para fazer o espalhamento do tecido.
Para fazer as marcações utilizei duas canetas do tipo pincel atômico (verde e preto), um pêndulo e uma régua (servirão de gabarito).
O tecido possui largura de 1,30m, com um cordão de nylon (1,30m) improvisei uma espécie de pêndulo e fiz as marcações dos tecidos que ficarão na primeira camada dos costados.
A seguir fiz uma régua de madeira para as marcações no casco, nesta régua marquei a parte de sobreposição das camadas - 30 cm para a primeira sobreposição - e fixei (com fita durex grossa) uma caneta em cada lado da régua
A seguir sai marcando...
Essas marcações servem para me orientar, não precisa ser bem desenhadinha ou milimetricamente exata, o importante é que eu tenha ideia de onde vou colocar o tecido e onde serão as zonas de sobreposição dos tecidos (30 cm).
É muito bom botar a mão na massa novamente. Agora vai...
Jovito,
ResponderExcluirPassei boa parte da tarde de hoje lendo "todos" os seus posts.
Fiquei emocionado em alguns momentos, feliz em outros e claro triste também.
Gostaria de te parabenizar pela sua historia e também do Mig25. Inspiradora.
Estamos, eu e minha esposa também construindo um veleiro a 3 anos e quando chove fico em casa e curto o que os outros sonhadores estão fazendo...
Continue a fazer o barco e não pare de postar.
Estou tomando a liberdade de adiciona-lo ao nosso blog.
Um abraço
Junior
Veleiro Belo
Junior, obrigado pela força...
ExcluirAcabei de colocar o seu blog na minha página...
Cara, não sei nem o que dizer quando vi sua construção, hj a noite vou dar uma fuçada...
Vocês estão de parabéns.
Um fraterno abraço.