Iniciei hoje 17 de outubro de 2014 (sexta feira) a efetiva construção...
Choveu muito durante o inverno, agora que começou a primavera resolvi botar a mão na massa e iniciar a construção. Falta comprar algumas ferramentas, a resina, manta, etc, mas já dá pra iniciar os cortes.
É bom frisar que não tenho muitas habilidades com as ferramentas, já utilizei algumas em tempos passados, mas a habilidade está próxima de 3, numa escala de 0 a 10.
É fornecido um conjunto de plantas em escala 1:1 e iniciei pela Seção 4 / Antepara 4 - a escolha foi aleatória - e, segundo o projetista, é a antepara mais importante.
A peça completa é um conjunto de 4 pranchas, fixei um prego no centro das 4 pranchas, a partir deste centro fixado, fiz uma distribuição equitativa na chapa de modo que a peça ficou centralizada e fui fixando pregos (1 1/2 X 15) nas extremidades.
A seguir fui retirando os pregos, que serviram pra marcar as extremidades, e destacando os pontos com um lápis...
Isso feito, retirei todos os pregos, recolhi as plantas risquei com a régua de alumínio as extremidades marcadas...
Feito isso, comecei o corte utilizando a serra de corte e a serra tico-tico...
Utilizei sargentos de 4" para fixar a chapa na mesa e para os cortes mais longos utilizei a régua de alumínio como guia...
Utilizei a tico-tico para cortar cantos internos e pequenos cortes...
A seguir soprei a poeira....
Algumas observações:
a) Não encontrei dificuldades, mas é preciso muita paciência;
b) Amanhã comprarei óculos, o pó da madeira incomodou bastante durante o corte;
c) Não há necessidade de aplicar força sobre as máquinas, durante o corte, é só deixar correr e preocupar-se com a linha do corte.
Esta antepara possui um corte central que é a porta da cabine de proa, amanhã fareia marcação e o corte...
Nada de colares ou pulseiras ao manusear as maquinas. Cuidado com blusas muito folgadas. E remova o relogio ao mexer com epoxi. Perdi o meu logo no inicio da construção. Abçs
ResponderExcluir